segunda-feira, 14 de maio de 2012

Aprender é quase tão lindo quanto brincar

Em 2006 tive a oportunidade de participar de um dos cursos à distância oferecidos pelo EPsiBA ( Espaço Psicopedagógico de Buenos Aires), coordenado pela  Prof. Alicia Fernández e pelo Prof. Jorge Gonçalves da Cruz.  


Venho hoje compartilhar um texto da Prof.ª Alicia Fernández para refletirmos sobre o que é aprendizagem e como podemos proporcionar uma aprendizagem prazerosa na sala de aula.

APRENDER É QUASE TÃO LINDO QUANTO BRINCAR

- Vou aprender a nadar - diz Silvina com a alegria de seus seis anos recém-feitos.
- Vai nadar? - intervém a irmã, três anos mais jovem.
-Não, vou aprender a nadar.
- Eu também vou brincar na piscina.
- Não e o mesmo. Eu vou aprender a nadar, diz Silvina.
- O que é aprender?
- Aprender é ... como quando papai me ensinou a andar de bicicleta. Eu queria muito andar de bicicleta. Então ... papai me deu uma "bici" menor do que a dele. Me ajudou a subir. A "bici" sozinha cai, tem que segurar andando...
- Eu fico com medo de andar sem rodinhas.
- Dá um pouco de medo, mas papai segura a "bici". Ele não subiu na sua bicicleta grande e disse "assim se anda de bici"...não. Ele ficou correndo ao meu lado sempre segurando a bici... muitos dias e, de repente, sem que eu me desse conta disso, soltou a "bici" e seguiu correndo ao meu lado. Então, eu disse: Ah! Aprendi!

Uma mulher que escuta a conversa de longe não pode deixar de ver a alegria com que foi pronunciado "aprender", que se transfere para o corpo da mais nova e surge no brilho de seus olhos.

- Ah! Aprender é quase tão lindo quanto brincar - falou.
- Sabe, papai não fez como na escola. Ele não disse "hoje é o dia de aprender a andar de bicicleta". Primeira lição: andar direito. Segunda lição: andar rápido. Terceira lição: dobrar. Não tinha um boletim onde anotar: muito bem, excelente, regular... porque, se tivesse sido assim, não sei, algo nos meus pulmões, no meu estômago, no meu coração não me deixaria aprender.



Nenhum comentário:

Postar um comentário